sábado, 17 de março de 2012

Amigo de infância poderá doar parte do fígado a Abidal


Abidal no treino do Barcelona (Foto: AFP) 
O lateral-esquerdo Eric Abidal, do Barcelona, poderá realizar um transplante de fígado mais cedo do que esperava. Segundo o jornal "ABC", um amigo de infância resolveu doar parte de seu fígado para que o jogador não tenha que esperar por um órgão compatível de alguma pessoa falecida.
Para que a doação possa ser feita, é necessário que o amigo de Abidal tenha um tipo sanguíneo compatível. O processo terá que passar por um tribunal, para que um juiz verifique que não há nenhum tipo de pressão sobre o doador ou motivação econômica.
A necessidade do transplante foi confirmada nesta quinta-feira pelo Barcelona. Há exatamente um ano, o francês passou por uma cirurgia para a retirada de um tumor no fígado e conseguiu voltar a jogar futebol normalmente. Na final da Liga dos Campeões, na temporada passada, Abidal ganhou a faixa de capitão para levantar a taça conquistada pelo clube.
Segundo informações do jornal "Marca", o lateral dificilmente voltará a jogar futebol mesmo com o sucesso da cirurgia. A puiblicação ouviu o médico Rafael Matesanz, que é presidente do Comitê Nacional de Transplantes da Espanha
- É muito complicado. Asseguro que tudo correrá bem e que ele poderá fazer um esporte de alta exigência, mas o futebol é um jogo de contato, e uma das coisas que alguém deve evitar quando se realiza um transplante é que se produzam impactos traumáticos na área da cirurgia - explicou Matesanz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário